Juca Ferreira assume a cultura de BH

Ex-ministro assume dia 20 de junho. Leia entrevista exclusiva para O Beltrano


Foto: MINC

Por Rafael Mendonça e Lucas Simões

O prefeito Alexandre Kalil anunciou, na tarde desta segunda-feira (5), em sua conta no Twitter, que o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira assumirá a pasta da Cultura de Belo Horizonte. Por telefone, em entrevista ao O Beltrano, Juca Ferreira confirmou a notícia, e informou que poderá atuar na Secretaria de Cultura ou na Fundação Municipal de Cultura (FMC).

“O Kalil tuitou que eu vou assumir a Cultura de BH. Se a Secretaria for aprovada a tempo, eu assumo, e a perspectiva é boa. A aceitação da ideia pela Câmara é boa e também pela população. Mas como está em processo, se não der tempo, eu assumo a Fundação”, disse.

Hoje, dentro da reforma administrativa proposta pela Prefeitura, a Câmara dos Vereadores discute a recriação da Secretaria Municipal de Cultura com a manutenção da FMC, mas com pontos divergentes entre representantes do setor cultural. Ainda assim, independente do cargo oficial que for assumir, Juca Ferreira se mostra animado com os desafios. “Belo Horizonte é uma das três mais maiores capitais do país. Pela diversidade, pela grande capilaridade com a cultura do interior. Vai ser um desafio bom. Estou muito animado para começar a conversar”, disse.

Após o encontro com Kalil, Juca Ferreira seguiu para Salvador. Ele disse que se mudará para BH nas próximas duas semanas e começará a trabalhar efetivamente à frente da Cultura no dia 19 de junho.

O baiano Juca Ferreira, de 68 anos, foi ministro da Cultura por duas vezes. Na primeira vez, entre 2008 e 2011, no governo Lula. E no recente segundo mandato de Dilma Rousseff, entre 2015 e 2016, tendo deixado a pasta após o golpe parlamentar que levou Michel Temer à Presidência da República. Juca Ferreira também atuou como secretário de Cultura do Município de São Paulo, na gestão de Fernando Haddad (PT), entre 2013 e 2014.